sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O Tao das facas.

             Ser um praticante do Nível Superior Final do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial requer sempre algo além do prática e dedicação. Transformar as letais Ving Tsun Do em parte do seu corpo não é um tarefa treinável, mas um processo de sintonia de mim com o todo. Existem certos aspectos que consigo narrar, outros acontecem num nível mais profundo que apenas se manifestam e eu percebo. Quanto mais eu forço para dominar tais armas, menos eficácia sinto em minhas ações. Quanto mais respeito a natureza delas, mais o fluxo letal do traçado proposto na Sequência de Movimentos do Domínio se manifesta. 

Mestre Sênior Julio Camacho
exibindo o Baat Jaam Do

            Nesse aspecto, somente o olhar treinado de um Si Fu (Líder de Família Kung Fu) proporciona ao praticante a liberdade de ação necessária para cada movimento. A  longeva  relação discipular me permite me desnudar das várias camadas de artificialidade geradas pelos meus mecanismos de proteção acumulados em crenças. Ontem, durante minha prática semanal do Nível, algumas colocações profundas nesse sentido de meu Si Fu, me ajudaram em muito destravar algumas amarras que ainda impedem a fluência do meu Kung Fu. 

Mestre Sênior Julio Camacho acompanhando
 Claudio Teixeira iniciando sua carreira como tutor

            Ao mesmo tempo em que meu Si Fu apontava que cada movimento meu deveria ter mais efetividade, dizendo que a listagem não era uma dança, pois cada ação deveria conter uma intenção clara, ele salientava que essas mesmas ações deveria ter uma conexão entre si, me incentivando colocar mais arte no movimento. Para um leitor, parecem colocações paradoxais, mas ser conduzido pelo meu Si Fu à extrair o melhor de mim, através do zelo e do relaxamento, em movimentos de explícita e notória  letalidade, é uma tarefa de conexão indescritível da minha parte como Discípulo, e tenho certeza que da parte dele como Mestre. A busca do desenvolvimento humano que me permite ser uma pessoa melhor a cada dia, através de dispositivos cujos signo de morte é fundamental, apenas traduz um pouco do que significa a Listagem de Movimentos do Nível Superior Final para mim , e tal como Tao, o o Baat Jaam Do não se define, porque se definissem não seriam nem o Tao, nem o o Baat Jaam Do.


Nenhum comentário:

Postar um comentário