terça-feira, 1 de setembro de 2020

Resenhas Marciais.

O termo resenha vem caindo cada vez mais na linguagem coloquial, e graças ao poder de transformação da língua, vem assumindo diferentes significados no cotidiano. 

Recentemente fui convidado para uns amigos para um resenha, e a primeira pergunta que fiz, era qual seria o tema. Surpreendentemente descobri que se tratava de uma festa entre conhecidos, um momento de entretenimento sem nenhuma profundidade além de divertimento.  Por vezes sinto dúvidas se a medida que envelheço, meu maior desafio é acompanhar a evolução tecnológica, me manter atualizado à volatilidade linguística, ou não me assustar com o estalos dos meus joelhos. 

Eu e o Mestre Sênior Julio Camacho

Um das melhores coisas do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial, é que uma importante parte do desenvolvimento do meu Kung Fu, que inclusive tem impacto crucial na manifestação das minhas habilidades demonstradas durante a prática, se dá através do investimento na Vida Kung Fu. Sendo boa parte desse processo de aprendizado pela da comunicação verbal, e em alto nível através da manifestação das resultantes das minhas ações.

Recentemente, em razão de algumas decisões necessárias, estou morando com meu Sidai (Irmão Kung Fu mais novo) Guilherme de Farias. Isso tem nos permitido extrair do convívio, momentos intensos de imersão Kung Fu. No último Domingo, após uma prática matutina do Nível Superior Final, que havíamos programado para uns dez minutos e que durou uma hora e meia, fomos apreciar um café da manhã, onde o assunto não foi outro, senão uma troca de perspectivas do Sistema Ving Tsun. Uma profunda conversa entre dois praticantes, onde debatemos pontos distintos de nossas abordagens aos mesmos dispositivos sistêmicos de nossa arte, cada um buscando em si um enraizamento mais profundo para defender o próprio ponto de vista, num rico embate onde não houve derrotados, pois tínhamos a clara consciência que nenhum dos dois almejava convencer o outro, estávamos ali para através do outro, enriquecer nossos próprios pontos de vista, de uma maneira tão ímpar que só através de muito Kung Fu se é possível. 

No dia seguinte, eu tive uma reunião com o Mestre Sênior Julio Camacho, meu Si Fu, sobre a reabertura da sede do Núcleo Barra, e pude me dar conta do quanto o desenvolvimento do meu Kung Fu vem se transformando em resultados para todo esse processo, através de uma dedicação cada vez mais alinhada aos valores de nossa Família Kung Fu, manifestados pela minha crescente capacidade de prática do zelo em minhas ações. 

Eu e meu irmão Kung Fu Guilherme de Farias
A noite se encerrou com nossa prática on-line do Nível Superior Final, conduzida pelo Si Fu. Em razão de alguns compromissos, não retornei para casa que divido com o Guilherme, mas pedi-o que colocasse meus Ving Tsun Do de praticar num Uber, de forma que chegasse onde eu estava em tempo da hora do encontro. Curiosamente o Si Fu não solicitou-me demonstrar a Listagem com as armas, mas o simples fato de estar com elas à disposição, depois de um dia praticamente quinze horas de trabalho interrupto, sem nenhuma desculpa na ponta da língua para caso ele me solicitasse e eu não tivesse providenciado a chegada das facas, já é para mim algo que ele sempre buscou me ajudar desenvolver. A capacidade de me manter em guarda e prontidão constante, sem deixar brechas nas minhas ações que me permitam ser golpeado pela vida. 

O mais admirável da busca pela incansável pela inalcançável  Excelência Marcial, é que não é tão cansativo quanto eu imaginava, antes desse meu mergulho mais profundo no universo Kung Fu. Para mim tem sido até muito animador e até mesmo divertido, poder compreender cada vez mais o potencial de nossa Arte Marcial como ferramenta de Desenvolvimento Humano. Assim como tem me sido muito gratificante minha dedicação em traduzir aquilo que assimilo através do meu trabalho no processo de Transmissão do Sistema Ving Tsun, tal como uma resenha no sentido de descritivo e até mesmo crítico, como na conotação mais festiva do moderno uso da palavra. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário