terça-feira, 15 de setembro de 2020

Família é para essas coisas.

         Muitos praticantes do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial já devem ter se perguntado qual o papel de uma Família Kung Fu? Mesmo que não se tenha uma resposta pronta na cabeça, ouso dizer que todos que tenham vivenciado algum período dentro de uma experiência de Vida Kung Fu, sentem que sabem muito bem o significa pertencer à uma. 


        Durante muitos anos da minha própria jornada como praticante, eu não tive maturidade suficiente para apreciar o benefício de ter vitaliciamente alguém cuja responsabilidade é acima de tudo ser meu mentor dentro dos preceitos do Kung Fu. Em muitas ocasiões meu Si Fu (Líder de Família Kung Fu) me deu exemplos claros, orientações precisas, e apontamentos objetivos sobre o quanto eu desperdiçava essa incrível ferramenta de desenvolvimento ao meu dispor dentro da ambiência da Família Moy Jo Lei Ou.  E por inúmeros momentos que jamais voltarão, eu deixei-me escapar oportunidades ímpares de me desenvolver através dos desafios desse convívio nuclear de um grupo de pessoas dispostas se dedicarem ao nosso Legado Marcial. 


Família Kung Fu, ao contrário de uma família consanguínea, é um ambiente rico de experiências dissonantes onde todo processo independente do resultado pode e deve ser aproveitado para se desenvolver-se muito além daquilo que imaginamos sermos capazes. Através do constante investimento de nosso Si Fu na aposta de fazer de cada um de seus liderados grandes líderes. Ou como ele disse numa certa ocasião onde tive que trabalhar e superar meus desconfortos: seu sonho como Si Fu era que cada ato dele gerasse evolução em seus discípulos. Mas como diria Mané Garrincha, pra assim ser, "é preciso combinar com os Russos", ou, que o outro lado deve estar tão disposto nessa busca quanto nosso Si Fu sempre se coloca disponível na orientação. 


A minha concepção de Família Kung Fu já mudou inúmeras vezes, e minha maior esperança que que sempre mude, porque se assim continuar sendo, significa que continuarei disposto cada dia aprender e realizar mais através da Vida Kung Fu.  E qual é a sua?

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário