terça-feira, 5 de outubro de 2021

Lapidação Kung Fu

O Mestre Sênior Julio Camacho, a quem passarei me referir por Si Fu nessas linhas (Líder de Família Kung Fu), tem por costume afirmar que arte diz mais respeito sobre subtrair, que acrescentar. Como por exemplo, ele costuma citar que o escultor é aquele que sabe o quanto retirar da pedra, material suficiente para transformar algo amórfico em algo que tenha sentido para quem admira sua obra. Nesse sentido,, acompanhando hoje através da Internet, uma de suas aulas master direcionadas aos praticantes da Fase Semi-estruturada do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial, pude apreciar em primeira mão, através da sua condução, seu cuidado em apontar os movimentos excedentes que principalmente interferem na marcialidade de cada um de seus Discípulos. 

Mestre Sênior Julio Camacho e seu discípulo 
Claudio Teixeira  no CT Vitrine de Ipanema 

Através de um olhar preciso e atendo, nosso Si Fu hoje nos expôs de maneira simples e objetiva, aquilo que há tempos venho buscando  através da minha dedicação à nossa arte marcial: como tornar nossos movimentos cada vez mais eficazes, sem grandes desgastes e desperdícios. De Maneira que possa extrapolar isso para minhas ações do cotidiano, na constante busca do mais alto nível de Kung Fu a cada decisão que tome, seja na prática, seja no cotidiano. 

Mestre Sênior Julio Camacho e sua discípula
Alice Teixeira  no CT Vitrine de Ipanema 

Como já ouvi falar algumas em nosso meio marcial, Kung Fu é algo que se desenvolve muitas vezes sem sequer se notar, um conceito que se evidencia no simples ato de fechar uma porta com a energia correta para não gerar um barulho desnecessário, ou precisar se repetir a ação por ter deixado ela aberta; assim como de nas complexas tomadas de decisões que a vida nos apresenta, como  se preparar para se aproveitar a oportunidade de se mudar de país para e iniciar uma nova jornada num local distante do ambiente que conhecemos profundamente 

Ter a oportunidade de se apropriar do Kung Fu como um estilo de vida, me permite como praticante explorar todas as nuances das minhas próprias características, tanto as positivas, como as negativas, sem me permitir me dar o luxo de vitimar das minhas escolhas, ou das circunstâncias que num primeiro momento possam parecer desfavorável, tanto na hora da prática quando no dia a dia. Me preparando a sempre buscar em tudo apoio para melhor extrair benefícios reais e tangíveis para minha própria existência. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário