terça-feira, 12 de outubro de 2021

Bug no sistema - acesso negado!

Sou Claudio Teixeira, e hoje vou relatar sobre os meus desafios pessoais como praticante do Nível Superior Final do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial, através da narrativa de mais uma de nossas Aulas Master votadas para praticantes da Fase Semi-estruturada do Sistema, conduzida pelo Mestre Sênior Julio Camacho, a quem passarei me referir por Si Fu (Líder de Família Kung Fu) nessas linhas. 


É bem comum meu Si Fu evocar o conceito de pequena guerra, aquela que diz respeito ao embate no campo de batalha, e a grande guerra, aquela que por sua vez aponta para a vitória sobre os conflitos internos de cada um, que permite ao combatente da grande guerra a disposição necessária para enfrentar a a morte. Trago esse tema hoje para ressaltar a importância da relação discipular nessa guerra interna que muitas vezes me impossibilitou diante da luta do dia a dia. 

Hoje foi um dia que poderia classificar sem exageros de épico em minha jornada como praticante do Sistema Ving Tsun. Por me fazer me sentir finalmente em paz com comigo mesmo diante do desafio de aprender lidar com as emblemáticas Ving Tsun Do (as duas facas que usamos para aprender o último Domínio de nosso Sistema). Há tempos venho me sentido angustiado por não conseguir expressar o Kung Fu que construí durante quase duas décadas como praticante, quando estava com as facas nas mãos, e de certa maneira, havia um bloqueio que me sabotava cada vez que tentava em vão lidar com tais armas, dos mais simples conceitos necessários para se trabalhar a natureza desse Nível, aos mais enigmáticos que algumas vezes me parecem ainda inefáveis.

O Jovem hoje Mestre Sênior Julio Camacho com 
as emblemáticas facas do Sistema Ving Tsun ao fundo
em foto no no Museu de Ip Man em FutShan, China.


Como responsável pela realização do momento, no início da prática, estava completamente absorto da prática em si, com o foco disperso entre gravar a prática, dar acesso à "sala" do Zoom, receber quem iria praticar do Núcleo Ipanema, fixar a tela para que a gravação colocasse em primeiro plano quem estava falando, ou praticando, e de certa maneira, contava que outra pessoa fosse apresentar a Listagem de movimentos, que tenho tido grande dificuldade em desenvolver. Mas, quis o destino que todos estivessem indisponíveis para tal hoje, me expondo num momento que não estava disposto. E quando iniciei a apresentação, um misto de vergonha, desculpas, desmotivações, e aquela vontade que me assombra que a hora passe voando para que aquele instante de desconforto passou em meu estômago. Digo estômago, porque minha cabeça procurava servir de ralo para esvaziar tantas travas que me surgiam. 

Mestre Sênior Julio Camacho orientando o manejo
das Facas do Sistema Ving Tsun


Nesse instante que a "magica" da relação Si Fu Todai (Mestre e Discípulo), se fez presente, quando por durante quase dez minutos interruptos meu Si Fu se dirigiu à mim, e percebendo que eu ainda estava fazendo várias coisas ao mesmo tempo no computador, me solicitou que eu abrisse mão do que estava fazendo, e focasse apenas no que ele estava me transmitindo. Gradativamente fui baixando a reatividade diante das palavras dele, e baixando a minha própria reatividade interna oriunda dos meus desconfortos, e consegui pela primeira vez executar precisamente alguns movimentos que tinha grande dificuldade em realizar. 

Durante uma das falas do Si Fu, lembro-me que ele nos disse que o processo das Aulas Master, muito além das tecnicidades de transmissão sistêmica, deveria acima de tudo se apoiar na relação, para nos permitirmos que cada aula pudesse ser um momento transformador. E completou ao final, que essa transformação, de maneira crescente e graduada, por menor que fosse a cada vez, pode criar um grande evolução ao longo do tempo. Lições que aparentemente podem parecer simples, mas que num ambiente marcial, me dão todas as armas que preciso para vencer minha própria grande guerra. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário