sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

O Kung Fu e a "Memória RAM humana".

Sou Claudio Teixeira, discípulo do Mestre Sênior Julio Camacho,  que passarei me referir por Si Fu (Líder de Família Kung Fu) nesse texto.  E hoje vou escrever sobre o riquíssimo encontro que tivemos no último Colóquio on-line com ele, na noite de Quinta Feira, 25 de Fevereiro de 2021, num momento muito especial, onde praticantes e discípulos do Clã Moy Jo Lei Ou tanto nos EUA, como no Brasil e Angola, foram brindados com boas doses do Saber Kung Fu de nosso Si Fu. 


Colóquio on-line, com Mestre Sênior Julio Camacho

Para quem não conhece a natureza de nosso evento on-line, o Colóquio, ao contrário de uma palestra onde o palestrante elenca uma série de temas a serem discorridos,  se configura através dos temas mais diversos  sugeridos pelos participantes e o Si Fu apenas busca um ordenamento para poder contemplar todas as demandas num encadeamento fluídico.  E no primeiro evento do Ano de 2021, usando a ferramenta Zoom,  oito temas bem distintos foram abordados com a maestria ímpar do Líder de nosso Clã, para um público de 19 pessoas presentes. 

De todas  as abordagens, algumas voltadas para conhecimentos gerais, ou específicos, e outras para demandas pessoais dos participantes, a maneira como meu Si Fu traduziu sua compreensão do papel transformador do tecnologia da informação, complementou em muito, algumas das minhas próprias reflexões sobre o tema. Em sua explanação, ele ressaltou que vivemos hoje um momento de profunda transformação do próprio ser humano como espécie, que pode ser comparado ao advento do domínio do fogo graças ter modificado até a nossa alimentação, nos permitindo desenvolvermos potencial de adaptação suficiente para ocuparmos todo planeta. Sendo que no caso da tecnologia da informação, sequer sabemos quais desdobramentos ainda estão por vir, dado que estamos apenas vivenciando o início de uma nova era. 

Projeto Psicológica TV conduzida pelo
Mestre Sênior Julio Camacho

Certa vez ouvi de meu Si Fu que um dos motivos do seu apreço pela psicanálise, profissão que ele também exerce,  vinha dela fazer um caminho contrário do Kung Fu. Sendo este ultimo, uma maneira de enxergar o mundo do todo para parte, e  sua formação como psicanalista aumentava seu potencial de enxergar o mesmo mundo da parte para todo. Tornado ambas suas carreiras complementares em sua própria perspectiva do desenvolvimento humano. Durante suas colocações, fiz um paralelo reflexivo aos temas acima, que me fizeram associar como o domínio do fogo e a tecnologia a informação são complementares em suas essências. Enquanto que para se dominar o fogo, é necessário restringi-lo, a internet a cada dia torna mais irrestrito todo e qualquer tipo de conhecimento. 


Ao fundo o Tutor Claudio Teixeira apoiando a transmissão do
Sistema Ving Tsun à Willian Franco em Luanda (Angola), à esquerda,
conduzido pelo Mestre Sênior Julio Camacho


Esse Colóquio foi muito especial para mim, principalmente graças a assombrosa capacidade do Si Fu conectar pontos como os descritos acima, com outros conceitos que tenho me debruçado para reforçar  muito minha própria busca no desenvolvimento da minha marcialidade através do Sistema Ving Tsun. Temas como o uso da Kung Fu para regular as tensões do dia a dia com precisão, me ajudaram em muito compreender como durante o momento atual onde tanta informação é bombardeada de maneira muitas vezes nociva, torna cada vez mais crucial saber, nas palavras do Si Fu, deixar a informação passar, sem me afetar emocionalmente com elas, capacitando-me cada vez mais para enfrentar os desafios de um mundo onde acumular o saber ao qual se tem acesso se tornou praticamente impossível, dado o volume de informações disponíveis na distância de um clique. Reforçando em muito minha certeza que a sabedoria milenar da marcialidade, praticada através do conceito de feminilização da guerra através do relaxamento e do zelo, me permite enfrentar os desafios da modernidade de uma maneira muito mais eficaz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário