segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Agora você tem Kung Fu!

Sou Claudio Teixeira, Discípulo do Mestre Sênior do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial Julio Camacho, a quem passarei me referir por Si Fu (Líder de Família Kung Fu) nesse texto de hoje vou narrar um pouco sobre uma das personagens mais emblemáticas que conheci em minha trajetória como praticante de Kung Fu; a primeira Mestra Titulada pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence nas Américas, e principal inspiradora de uma geração de praticantes, a Mestra Sênior Úrsula Lima, a quem me referirei por Si Suk (Tio mais novo Kung Fu). 

A direita de branco a Mestra Sênior Úrsula Lima participando da inauguração 
do Núcleo Barra da Tijuca dirigido pelo Mestre Sênior Julio Camacho 

Primeiro gostaria de explicar para aqueles que não conhecem nossa arte, que o Sistema Ving Tsun trata-se da única arte marcial do mundo que foi desenvolvida por uma mulher, e isso em si traz diversas peculiaridades na própria transmissão e aprendizado do praticante que torna muito significativo para esse universo termos e nossa história uma Mestra. E quando eu comecei praticar em 2002, fui recebido pela minha Si Suk Úrsula,  uma das principais responsáveis de apoiar meu Si Fu no Núcleo Jacarepaguá, um dos principais Centros de Transmissão do Sistema no Brasil, naquela época. E me lembro até hoje de como me encantava tanto com a capacidade técnica, quanto com a dedicação pela arte da jovem artista marcial, que parecia ter uma energia inesgotável, tanto para conduzir as sessões, como para apoiar o então diretor de Núcleo, meu Si Fu,  gerenciamento do estabelecimento. 

Mestres Sêniores Úrsula Lima e Julio Camacho 

Talvez ela não se lembre, mas ela tanto foi responsável por aquilo que chamamos do meu  Hoi Kuen, que se trata da abertura do acesso ao Sistema, através da passagem da primeira parte da listagem de movimentos do primeiro Nível, o Domínio Siu Nim Tau, antes disso, também foi quem me orientou em todo processo de ingresso na Família Kung Fu. Após isso, também foi ela  quem promoveu minha última sessão desse mesmo domínio num momento muito desafiador de praticar a listagem por quase uma hora sem interrupções. São memórias marcantes no meu desenvolvimento como praticante, mas dessas e tantas outras, a mais significativa que tenho, foi quando ouvi dela a frase que dá título à essa publicação. Ao me dizer que eu tinha Kung Fu, após me mostrar alguns movimentos que na época pouco ou nada me faziam sentido e me pedir para reproduzi-los tendo visto apenas uma vez. Essa sentença reverberou por alguns anos na minha cabeça, sem eu dar a devida significância no simbolismo da preciosidade que existe na entrega desse saber. E num momento onde encontro profundo sentido em muito do que vivi nesse longos anos de minha própria jornada, eu não saberia traduzir em palavras a gratidão que tenho por ela ter me sido quem me abriu as portas para tantas vivências minhas como praticante de Kung Fu. 

Mestre Sênior Julio Camacho em evento no Núcleo Copacabana 
liderado pela Mestra Sênior Úrsula Lima 

Vê-la hoje como uma das mais importantes líderes da Denominação Moy Yat Ving Tsun no mundo, e mesmo assim percebendo o quanto continua sendo inspirada em seguir os passos do meu próprio Si Fu, que também é seu Sihing (irmão Kung Fu mais velho), quando iniciou um novo trabalho em Lisboa em Portugal. Dentro de um processo de internacionalização da sua Família, sempre de forma muito responsável e programada. E poder acompanhar com atenção  jornada dela é um privilégio para todos que compreendem a importância do Kung Fu como ferramenta de desenvolvimento humano. Nessa toada, desejo-lhe nesse ano do Boi de Metal,  que o nome Kung Fu  recebeu de seu Si Fu e meu Si Gung (Avô Kung Fu),  ao ser qualificada como apta para liderar a Família Moy Lin Mah, seja o símbolo de que nunca lhe falte a força do cavalo nem delicadeza da lótus, nesse categórico simbolismo que o equilíbrio entre esses dois elementos simbólicos estejam sempre presentes no trabalho irretocável que desenvolve na preservação de nosso Legado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário