segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Olhar é passivo, ver é ativo.

O Mestre Sênior do Sistema Ving Tsun de Kung Fu Julio Camacho, ao qual passarei me referir por SI Fu ( Líder de Família Kung Fu ) nessas linhas, constantemente nos alerta para a necessidade de termos atenção às palavras, e que buscar sair do automatismo do linguagem é um excelente dispositivo de alinhar o pensamento à uma atitude marcial.

Dessa maneira, é comum em nossas práticas do Nível Superior Final do Sistema, meu Si Fu atento de forma contundente nas pequenas brechas que deixamos em aberto no uso dos termos da linguagem, salientar como ser despretensioso, ou mesmo desatento as nuances da comunicação, nos deixa vulneráveis como entrar numa luta com a guarda displicente. 

Mestre Sênior Julio Camacho orientando Claudio Teixeira 
em Angola no processo de Mobilização 


Nesse fim de semana em específico, durante nosso encontro matinal de Domingo, dentre inúmeros assuntos abordados sobre nossa conduta marcial, todas com uma ênfase muito voltada para o uso do Kung Fu no dia dia, meu Si Fu levantou um tema, que sempre me passou desapercebido. O quando muitas vezes a ausência de atenção num dos sentidos que mais usamos durante a vida, é reflexo de uma baixa marcialidade para o cotidiano. 

Ao centro o Mestre Sênior Julio Camacho, 
À esquerda seu Discípulo o Mestre Thiago Pereira
À direita seu discípulo o Tutor Claudio Teixeira

Em suas palavras, não escolhemos o que olhamos, porque o ato de olhar nos é tão natural quanto displicente. O mundo diariamente passa pelo nosso olhar, e de maneira pouco objetiva, assistimos passivamente o que vai acontecendo, pois por não termos o mínimo controle sobre como as coisas vão se configurando diante de nós, acabamos por exercitar muito menos a capacidade de ver tudo o que deveríamos. 

Enxergar o mundo por um prisma Kung Fu, exige do praticante uma maneira de ver o mundo de forma muito mais ampla que ser um mero refém do que olhamos. É preciso estar sempre alerta, de forma relaxada, para que possamos extrair ao máximo benefícios legítimos do tudo que nosso olhar nos apresenta. Buscar ver além do senso comum, é uma maneira de interagir com a vida sem sermos reféns nem vítimas das circunstâncias. 

A lendária foto "Café na Linha Central" do
Mestre Sênior Julio Camacho tirada 
pelo olhar atento do seu Discípulo Claudio Teixeira 

Esses ensinamentos do meu Si Fu passados nessa ultima manhã de Domingo, me levaram à uma profunda reflexão do quanto por muitas vezes eu não consegui me conectar de forma eficaz aos outros e aos cenários que vida me apresentou, por pura passividade na minha maneira de olhar a vida. E o quanto ainda tenho através do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial para refinar-me como ser humano. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário