segunda-feira, 6 de julho de 2020

Maturidade Kung Fu

O Sitema Ving Tsun, na maneira como é transmitido no seio da Família Jo Lei Ou, liderada pelo Mestre Sênior Julio Camacho , que por força de nossa tradição da Cultura Clássica Chinesa  me refiro  respeitosamente pelo termo Si Fu ( Pai Kung Fu), não promove seus membros de Nível por nenhuma espécie de teste de conhecimento, prova física, competição ou quaisquer outro modelo de avaliação tão necessários pelo entendimento da lógica Ocidental de permitir acesso ã novos conhecimentos dentro de um Sistema Educacional aos moldes comuns.

Dessa forma, cabe única e exclusivamente ao meu Si Fu, mesmo que por sugestão dos Si Hing (irmãos mais velhos Kung Fu) convidar qualquer membro inscrito em nossos Centros de Transmissão  ser convidado para avançar no avanço do Sistema VIng Tsun,  no acesso à Família, ou no mais importante de todos esses que se trata do processo de Reconhecimento Discipular. 

Aos que não entendem essa dinâmica tão peculiar da Linha Moy Yat, fica a pergunta de como se promover alguém sem se apoiar totalmente em critérios objetivos  avaliar o mérito do praticante?

E nesse ponto que entra a importância dos processos relacionais de uma Família Kung Fu, onde um olhar que vai muito além da técnica, ou habilidade desenvolvida do praticante são primordiais para que esse convite ocorra. 

Quando assumi a Direção do Núcleo Ipanema, meu Si Fu me orientou que o desejo de progredir no acesso ao Sistema sempre é muito mais importante que o conhecimento adquirido, pois numa relação vitalícia, temos todo o tempo de nossas vidas para nos aprofundarmos num conhecimento que nunca se esgota em cada aspecto que nos debruçamos em função do desenvolvimento de nosso Kung Fu.

Dessa maneira, hoje como praticante do Nível Superior Final (Baat Jaam Do), aquele cuja a conclusão em si aponta para que eu seja considerado apto liderar minha própria Família Kung Fu, meu Si Fu ressalta que um dos aspectos subjetivo fundamental para concluir esse Domínio, é justamente a maturidade. Pois essa por si só puxa as demais características necessárias para se tornar um Mestre Qualificado da Denominação Moy Yat Ving Tsun. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário