segunda-feira, 13 de julho de 2020

Como aprender Kung Fu no escuro.



Ontem no dia 13 de Julho de 2020, a Linhagem Moy Yat do Sistema Ving Tsun de Kung Fu teve uma noite de gala na Internet. A semana de Celebração da Titulação da  "Pequena Notável"do Grade Clã Moy Yat Sang promoveu um momento ímpar onde os dois Mestres Sêniores Julio Camacho e Ricardo Queiroz, foram entrevistados pela aniversariante. A Líder da Família Moy Lin Mah, que celebrava dez anos de sua própria titulação e fundação de sua própria Família Kung Fu.

Mestra Úrsula Lima, minha querida Si Suk (Tia Kung Fu), ao qual já dediquei emocionadas linhas nessa página, sempre me foi uma das referências mais marcantes da minha jornada Kung Fu. Responsável na época de promover a minha introdução ao Sistema Tradicional, quando ainda era Tutora, é sem sombra de dúvidas uma artista marcial de primeira grandeza, através de sua dedicação e obstinação, carinhosamente relatada por seu irmão mais velho durante entrevista, Si Suk Queiroz, como chatice por sua caprichosa curiosidade dos tempos de praticante.

Durante a extrovertida conversa on-line que ela promoveu unindo Líderes e praticantes das três maiores Famílias do Grande Clã no Rio de Janeiro, seus antigos Tutores, Meu Si Fu(o Mestre Sênior Julio Camacho) e meu Si Suk, narraram saborosas histórias do passado dessa grande mulher.

O que mais me chamou a atenção é que a aniversariante, numa demonstração de zelo e referência aos seus Si Hing (Irmãos Kung Fu mais velhos), tentou conduzir uma atividade que colocasse-os como evidência. Obviamente que ela foi frustrada, quando ambos conseguiram habilidosamente transformar todas as perguntas em curiosos relatos da própria trajetória dela.

Mas de todas as narrativas, a que mais me tocou, foi quando meu Si Fu narrou, que quando ainda era tutor dela, em sua inexperiência em representar o hoje Grão Mestre Leo Imamura, reconhecendo que pegava duro com a jovem praticante, criava desafios inusitados, como ensiná-la a primeira parte da Listagem de Movimentos do Nível Superior da Fase Estruturada (Biu Ji), Domínio que já foi considerado o suficiente no passado para se ser um Líder de Família, num dia que tinha acabado a luz. E ele mesmo percebendo que tinha sido severo, nos contou que a obstinação da minha Si Suk fez com que ela superasse o desavio.

A primeira Mestra Titulada na América Latina é um exemplo para todos os praticantes de Artes Marciais de qualquer estilo, uma pessoa cuja referência hoje ultrapassa o Atlântico em seu novo desafio em levar nosso Legado no caminho contrário do descobrimento do Brasil em Portugal. Sorte de nossos patrícios de além mar, terem a honra de aprenderem através dessa guerreira de fibra, a sensibilidade da única Arte Marcial do Mundo criada por uma mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário