segunda-feira, 25 de maio de 2020

A guarda, a "escuta" e o zelo.

O Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial nos ensina desenvolver dentre muitas habilidades, a capacidade de conectar conceitos que num primeiro olhar superficial parecem distantes entre si. Através da prática dos dispositivos corporais de combate simbólico, dentro da vivência da Relação Discipular no âmbito de uma Família Kung Fu, aprendemos sintonizar do todo para parte de maneira usarmos o relaxamento como uma ferramenta de ampliar nosso potencial de extrair benefício de qualquer situação sem nos vitimarmos das circunstâncias que estas se apresentam.

Quando se chega ao Nível Superior Final da Fase Semi-Estruturada ( Baat Jaam Do), Domínio que explora a natureza da síntese de toda riqueza da experiência de um praticante em sua jornada pelo desenvolvimento de seu Kung Fu através de nossa Arte, percebemos que a tênue linha entre a vida e morte, simbólica ou real, está profundamente ligada à nossa capacidade de se manter de maneira plena em estado constante de guarda. A guarda, muito além de uma posição de combate defensiva, se estabelece na capacidade de se manter  em condição ofensiva contínua e permanente. Lidar com com maestria com as famosas Facas de Oito Cortes (Ving Tsun Do), exige do praticante uma capacidade de leitura do cenário dinâmica, de forma que qualquer desvio de atenção pode custar caro.  E nesse aspecto, a Vida Kung Fu é a ferramenta perfeita para se alinhar o pensamento à ação, através dos fluência das experiências da relação Mestre-Discípulo ( Si Fu-Todai). 

A "escuta" como ferramenta de Desenvolvimento Pessoal dentro da perspectiva Marcial, é uma das habilidades mais importantes que um praticante de Ving Tsun precisa desenvolver para apreciar as nuances desse Sistema. A capacidade de não ser meramente reativo nem de maneira desordenada, muito menos de maneira adestrada, é em si um dos grandes diferenciais ofertado pela maneira como nossa a Família Moy Jo Lei Ou liderada pelo Mestre Sênior Julio Camacho transmite nosso Legado. Meu Si Fu costuma dizer que infelizmente é muito comum as pessoas procurarem por cursos de oratória, quando deveriam procurar por aulas de "escutatória", por justamente não compreenderem como o poder de observar da maneira mais plena possível é fundamental para um tomada de decisão eficaz. 

A prática de tomar nosso Si Fu como alvo referencial para o Zelo, nos capacita mergulhar cada vez mais dentro de nossa própria maneira de aprender zelar por nós mesmos e pelos nosso próprios valores, e lidar com armas letais com o Ving Tsun Do no mais alto nível de Kung Fu, nos faz compreender o quanto o a atenção cuidadosa é fundamental para tudo que diz respeito à sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário