quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O Som do Kung Fu

Mestre Sênior Julio Camacho orientando Vida Kung Fu
O Mestre Sênior Julio Camacho, meu Si Fu e mentor na busca da Vida Kung Fu, já comentou inúmeras vezes durante nossas refeições, que uma mesa de praticantes de Ving Tsun num restaurante, sempre se destaca pela sua sintonia. É muito comum olharmos ao redor para observamos nessas ocasiões e constatarmos como euforia, ou desconexão, ou apatia são manifestações muito comuns entre os demais grupos que sentam juntos durante a ceia. Esse fenômeno me faz sempre refletir o quanto o processo de refino da sintonia nos é tão fundamental para o desenvolvimento humano, e como essa sintonia pode ser apoiada na sonoridade geral de um praticante de alto nível de Kung Fu.

Café da manhã na Sede do Clã Moy Jo Lei Ou na Barra
Dentro da nossa tradição no processo de transmissão do Sistema Ving Tsun, nos é muito comum usarmos a palavra escuta até mesmo na dinâmica gestual da luta, o termo Man Sau 手 (mão que pergunta) é talvez um dos mais usados antes de qualquer ação, seja em função da prática, da gestão, ou mesmo do cotidiano. Meu Si Fu costuma dizer que é muito comum as pessoas buscarem cursos de oratória, mas quase ninguém procura entender a importância da escutatória.  Em nossas atividades de Vida Kung Fu, buscamos a sintonia através do desenvolvimento da capacidade de nos escutarmos numa mesa, enquanto refinamos nossa atenção cuidadosa em cada detalhe, buscando sempre o refinamento do pensamento através do ordenamento adequado na fala, que por consequência resulta nessa sonoridade harmônica de nossa Família Kung Fu, muitas vezes o que notoriamente nos diferencia em relação aos demais frequentadores de um mesmo ambiente. 

 Baat Jaam Do na Barra sobre o
piso de cimento queimado 
Essa valorização da sonoridade resultante da busca pelo refinamento da atenção cuidadosa se manifesta também em nossas práticas corporais através de muitos exemplos. Um deles está em nossa Coleção de Provérbios Marciais Ving Tsun Kuen Kuit, Transcritos em Cantonês nos "Livros de Perda" pelo nosso Patriarca Moy Yat, onde parte de uma fala diz respeito ao bastão fazer apenas um som. O que quer dizer que a precisão do golpe não pode gerar mais mais que um ruído, mesmo tendo outro bastão apontado pra si. Ou como dizia o Patriarca Moy Yat, o único som que se escuta é o urrar do atingido.  Mesmo na prática do Muk Yan Jong, o famoso boneco de madeira do Sistema, a maneira como golpeamos o boneco diz muito respeito ao nível de Kung Fu do praticante. Não é incomum o Si Fu corrigir nossos movimentos nesse instrumento, mesmo quando de costas para nossa ação, simplesmente em razão do som que nossos golpes geram no aparelho. 

Ultimamente tenho estado muito atendo no barulho que os pés geram durante as aulas que ministro no Núcleo Ipanema, e cada vez mais compreendo a escolha do padrão de piso feita pelo Si Fu, inspirada na visita que ele fez ao Monastério Siu Lam 少林 quando esteve na China. O chão do Mogun é outra excelente ferramenta de desenvolvimento de Kung Fu, pois o barulho que cada passo gera denuncia a qualidade de nosso movimentos, nos ensinando como otimizar o enraizamento da base, a capacidade de distribuir peso sobre os pés, resultando numa maior excelência na movimentação marcial. 


A prática do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial, permite ao praticante um aprimoramento progressivo em sua capacidade de se relacionar com o todo, pois nossa busca incessante em ampliar a sensibilidade, nos capacita à respostas mais eficazes para os desafios do dia a dia, nos ajudando na difícil tarefa do desenvolvimento humano através da interação de maneira integra e integrada com o universo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário