quarta-feira, 1 de setembro de 2021

A marcialidade e o desenvolvimento da escuta.

Essa semana efetivamente inaugurou-se uma atividade diferenciada oferecida com exclusividade aos discípulos do Mestre Sênior do Sistema Ving Tsun de Inteligência Marcial Julio Camacho, onde através do uso internet, ele passou conduzir diretamente da Flórida em contato com praticantes do Fase Semi-Estruturada Aulas Masters, voltadas tanto para o acesso quanto ao processo de mobilização de nosso Sistema de Kung Fu. Eu Claudio Teixeira, seu discípulo acessando o Nível Superior Final desse processo, pude confirmar a importância estratégica do desenvolvimento de uma "escuta" mais refinada às nuances apresentadas durante toda atividade, me levando reafirmar algumas perspectivas sobre marcialidade que venho construindo nos dezenove anos como praticante, e através dessas linhas, ouso compartilhar minhas impressões subjetivas reforçadas na noite de terça feira 31 de Outubro de 2021.

Aula Master dos Níveis Superiores do Sistema Ving Tsun
conduzidapelo Mestre Sênior Julio Camacho 

Do mais elementar ser biologicamente ativo, mesmo aqueles cuja ciência sequer classifica como seres vivos, aos mais complexos organismos presentes na natureza, é notória a percepção que a agressividade é padrão necessário para a sobrevivência da grande maioria das espécies, seja na comunicação, na alimentação, ou até mesmo na reprodução. 

Mestre Sênior Julio Camacho em demonstração prática com 
seu Discípulo Fernando Xavier 

Gosto de compreender a marcialidade com o mais alto nível de refino desse processo inerente à luta pela sobrevivência e perpetuação de nossa espécie através da preservação daquilo que julgamos ser precioso dentro dos valores pessoais de cada um. Metaforicamente tenho o apreço em comparar que a agressividade seria tal como o carvão, que mesmo tendo a mesma composição molecular do diamante, graças às condições ideais de tempo, temperatura e pressão, reordenam o mesmo elemento gerando um resultado de maior valor, nobreza e raridade. A agressividade presente em todos nós são respostas automáticas aos nosso dois mais primitivos sentimentos diante de qualquer embate, o medo e raiva. E geralmente, essa reatividade pouco elaborada e de baixo valor simbólico nos torna muito mais reféns de nossas próprias ações. 

Mestre Sênior Julio Camacho apresentando parte da 
Listagem de Movimentos do Nível Superior Final
do Sistema Ving Tsun

Já o processo de desenvolvimento marcial, permite que através de uma elaboração estratégica, progressivamente refinada por décadas de dedicação ao desenvolvimento pessoal através de uma Arte Marcial, tornando ser cada vez mais possível o aproveitamento favorável e legítimo de qualquer circunstância, das mais adversas até mesmo às mais favoráveis. Permitindo extrair sempre grande aprendizado em cada evento do cotidiano, de uma maneira diferenciada que quase naturalmente se passa desapercebido para a maioria das pessoas. 

Quando a atividade marcial tem por foco desenvolver Kung Fu como um estilo de vida, da maneira como o processo Familiar do Sistema Ving Tsun nos é legado, é notório que a percepção que se tem da própria vida, e a maneira de se enfrentar as demandas de se manter vivo, se tornam mais eficazes dado uma capacidade de percepção muito mais acurada dos cenários que se configuram em nossas jornadas pessoais.  

Mestre Sênior Julio Camacho conceituando a importância da escuta
acurada no processo do desenvolvimento marcial

Hoje para mim cada vez mais a marcialidade pode ser compreendida acima de tudo como o desenvolvimento de uma percepção mais precisa e realista, que me permite um agir mais adequado, que a natural tendência de se reagir sem saber como aproveitar com dignidade as circunstâncias da luta do dia a dia, independente de como estas se apresentem, que traduz em muito a própria perspectiva de meu Si Fu (Líder de Família Kung Fu) na condução daqueles buscam através do processo relacional sua orientação no inestimável caminho da Vida Kung Fu. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário