terça-feira, 5 de setembro de 2017

Sistema Ving Tsun

Mestre Sênior Julio Cesar Camacho 
Julio Camacho é Mestre Senior da Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence, uma das mais respeitadas organizações do mundo na transmissão e preservação do Sistema Ving Tsun (aka Wing Chun, Wing Tsun) mundialmente conhecido, entre outras razões, por ter sido a arte marcial escolhida por Bruce Lee. É Em 1992, ano que inaugura sua jornada como transmissor de Ving Tsun Kung Fu, recebe o título de Tutor, qualified to teach the Basic Level of the Ving Tsun System, pela Moy Yat Ving Tsun Martial Intelligence. Neste mesmo ano, participa na cidade de São Paulo, do comitê de organização dos Seminários Internacionais com Patriarca Moy Yat e Grão-Mestres Leo Imamura (SP) e Miguel Hernandez (NY). Em 1993 participa de todos os cursos de professorado da MYVTMI, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, habilitando-se para a transmissão do Intermediário do Sistema Ving Tsun. Ano em que assume cargos gerenciais no Núcleo Rio de Janeiro.

O Ving Tsun é um sistema de Kung Fu. Atribui-se à Fundadora Yim Ving Tsun a sua integralização em seis domínios - Siu Nim Tau, Cham Kiu, Biu Ji, Mui Fa Jong, Luk Dim Bun Gwan e Baat Jaam Do - representados por listagens de dispositivos corporais de combate simbólico.
Carimbos referentes aos Domínios do Sistema Ving Tsun 
O emprego de dispositivos corporais para a constituição das listagens de um sistema, visando o desenvolvimento do Kung Fu, parece natural se for considerado que a experiência corporal é a mais próxima, a mais íntima, a mais direta e aquela que se pode menos duvidar para frustrar a atividade dicotômica do pensamento que petrifica a fluidez de uma tendência e impede que se perceba os sinais ínfimos da transformação que está por vir. Por sua vez, desde os tempos remotos, os chineses valorizam a simbologia do combate como uma experiência de premência de morte que potencializa a capacidade de dois pólos opostos se complementarem.
Concebidos a partir de uma conduta feminina, chi jit, os dispositivos corporais de combate simbólico, chamados de jiu sik, possibilitam desenvolver uma capacidade de adaptação que transforma o adversário no próprio potencial a ser explorado em um conflito.
Execução da listagem.

A determinação de seis elementos, em vez de limitativo, nesse contexto, pode ter um significado de algarismo extremo, que explora todas as possiblidades de mudança. Desde os tempos mais remotos, os símbolos foram associados a números. Ao associar os seis domínios do Sistema Ving Tsun com os hexagramas do Yi Ging, pode-se retomar a antiga ideia de associar um hexagrama a um sistema.  O ordenamento existente entre os seis domínios do Sistema Ving Tsun , além de apontar a evolução de sua complexidade relacional, indica também a distinção de quatro modalidades – um conjunto de homogêneos, composto pelos três primeiros, cujos nomes não explicitam a modalidade a que pertencem – o kuen faat -, a não ser por ausência de elementos externos; e um conjunto de heterogêneos, cujos nomes contêm referência explícita à modalidade em que se incluem, quais sejam: jong faat, gwan faat  e do faat.

A relação da estrutura hexagramática e a arquitetura de uma situação faz-se a partir do momento que dois trigramas são identificados e assim dois centros, são percebidos. É, por variação entre eles, que a “mudança” pode se produzir. Assim, contrariamente à fixação a que levaria qualquer monopolização devida a um centro único, a lógica de toda situação é a de uma regulação que, variando de um pólo a outro, como aqui entre os dois centros do hexagrama, permite que o desdobramento vá até o fim do caminho tomado. Essa duplicidade trilógica, promovida pelo hexagrama, enseja três fases, cujo conjunto é conhecido por “Sau, Poh, Lei”. Sau pode significar aceitar, manter, mas o Patriarca Moy Yat (9GVT) foi enfático: Sau, neste caso, quer dizer ‘obedecer’. Poh é ‘romper em pedaços’, para que possa ser investigado. Lei que quer dizer ‘separar’. Essas fases que potencializarão o Ving Tsun como um sistema de desenvolvimento de Kung Fu.
Mestre Julio Camacho praticando Chi Sao com seu mestre Leo Imamura. 


A função de um sistema de Kung Fu é estabelecer, em cada domínio, uma tipologia das disposições particulares que tem sido reconhecidas como as mais apropriadas para o desenvolvimento da excelência em uma determinada manifestação artística e cuja a experiência tem sido provida de mestre a discípulo, de geração a geração, como um legado. É a partir desta manifestação artística (no caso do Sistema Ving Tsun é a arte marcial),  que se pode estender para a conduta de outras atividades da existência humana.

Mestre Julio Camacho junto ao Patriarca Moy Yat
      


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