sexta-feira, 15 de outubro de 2021

O poder do cuidado!

 É muito comum, não necessariamente uma regra. uma pessoa interessada em iniciar a prática de uma arte marcial, ser motivado entrar numa escola de luta buscando desenvolver um poder pessoal através do saber marcial corporal. Digo isso tanto como praticante, assim como o transmissor cada vez mais habituado em lidar com o público que entra em contato com o Sistema Ving Tsun de Kung Fu, por ser um dos responsáveis pelos  Centros de Transmissão liderados pelo Mestre Sênior Julio Camacho, a quem passarei me referir por Si Fu nessas linhas (Líder de Família Kung Fu). Em nossos Centros de Transmissão, entramos em contato com inúmeros conceitos incorporados em nossa cultura, e de longe ouso afirmar que aquilo ao qual sistematicamente nos referimos como zelo, traduzido pela atenção cuidadosa, é o pilar centrar de toda que permite a transmissão de toda riqueza de nosso legado centenário. O que para muitos pode parecer contraditório à necessidade de aprender a lutar, e ter justamente o cuidado princípio para desenvolver o poder que almeja ao buscar uma escola de artes marciais.

Na ordem horizontal:
Mestre Sênior Julio Camacho - Claudio Teixeira 
Mestre Pedro Lamarão - Mestra Sênior Úrsula Lima
Heitor Furtado - Mestre Sênior Ricardo Queiroz  

Recentemente recebi do meu Si Fu o convite de participar do segundo livro da coleção Fundamentos do Kung Fu, da qual ainda esse mês será lançada a primeira obra, cujo tema escrito por ele e seus irmãos Kung Fu, os Mestres Seniores  Úrsula Lima e Ricardo Queiroz, os quais me referirei por Si Suk ("tios"Kung Fu)  de agora em diante. Tais livros estão sendo escritos a partir de entrevistas feitas por três discípulos, um de cada Mestre acima mencionado, e na noite de quinze de Outubro de 2020, durante quase três horas tive a oportunidade de ter sido contemplado com a escolha de fazer parte da entrevista que servirá de base para para o segundo livro pelo título Cuidado, junto com Pedro Lamarão e Heitor furtado, discípulos do meu Si Suk Queiroz e Úrsula nessa ordem. 

Mestres Sêniores Julio Camacho,Úrsula Lima
e Ricardo Queiroz, ano 1995 Núcleo Jacarepaguá
 

Durante a longa e prazeirosa conversa, que se encerrou no meu estilo gostinho de queria mais, pude degustar em primeira mão, as respostas do três Mestres Sêniores de nas rodadas de três perguntas por discípulos, onde cada abordagem foi discorrida com toda mestria da experiência de décadas que cada um tem na bagagem, onde o tem Cuidado, com todo cuidado e atenção, foi revirado do avesso e desnudado, dentro das peculiaridades das percepções pessoais, sempre temperado com muita delicadeza com generosas pitadas do gigantesco arcabouço cultural dos autores. Numa sintonia de se fazer inveja as receitas mais requintadas da culinária, com cada qual se colocando de maneira não só complementar à fala de cada um, que pode ser comparado também à uma sinfonia de saber, que com maestria era se auto regia sem a necessidade de um maestro para se sincronizar. 

Como lição central que retirei dessa noite memorável, de uma maneira ímpar, me senti nutrido de uma saber que mais instiga o empenho em descobrir mais sobre o tema, diante de tantas possibilidades de se perceber, conceituar, praticar, transmitir, preservar e vivenciar a atenção cuidadosa que o tema se refere. Mais que isso, perceber esse zelo em movimento na própria construção desse projeto literário feito a três mãos, em cada detalhe tratado com fino esmero, que me reforçou em muito, o quanto a busca pelo poder através do Kung Fu traduz muito pouco do quanto o benefício de se desenvolver a capacidade de compreender a necessidade do senso de dever  no sentido da missão de legar e proteger. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário